TRABALHANDO OS MEDOS...
Existe um momento na
vida das crianças em que elas gostam de utilizar fantasias, brincar com
situações imaginárias e ouvir as mesmas histórias.
As crianças não se
cansam de ouvir histórias de contos de fadas que começam “Era uma vez...” e
terminam com “viveram felizes para sempre”. Essa idéia cria a esperança de que
as coisas na vida podem dar certo e elas podem ter sucesso em suas
dificuldades.
A história infantis,
envolvendo os contos de fadas, as lendas com personagens que assustam, ajuda a lidar com as dificuldades do seu
dia-a-dia, como: rivalidade entre irmãos, inveja, medo, relação com os pais,
inferioridade, vingança, etc., e por isso elas pedem para ler diversas vezes a
mesma história.
Utilizando os
pensamentos mágicos das personagens, a criança fica aliviada por sentir raiva e
ter outros sentimentos destrutivos em relação a uma bruxa malvada, sentir medo
de um lobo voraz ou orgulho de um príncipe que consegue salvar a princesa e
chega a um final feliz.
Como na vida, nos contos
de fadas, nas lendas, o medo gerado por uma punição é fator limitador de
crimes, por essa razão é que nas histórias, as pessoas más sempre perdem,
tornando o herói ou a heroína mais atraente para criança.
As crianças se
identificam com a coragem do príncipe, a sabedoria do rei, a fragilidade da
princesa e a maldade da bruxa. Todos nós temos estas características em
diversas situações de nossa vida.
Uma história prende a
atenção, desperta a curiosidade, a imaginação e a criatividade, promove o
enriquecimento na vida interior da criança, auxiliando-a a entender melhor as
suas emoções. Assim como nas brincadeiras, as fantasias, personagens como a
Mula sem Cabeça e Boitatá e muitas das histórias infantis e os contos de fadas
têm um papel importante no seu desenvolvimento emocional.
A leitura destes
diversos tipos textuais envolvendo os contos de fadas e as lendas deve ser
estimulada pelos pais de forma natural, com o objetivo de promover a iniciativa
e o desenvolvimento intelectual. Os pais podem brincar com as crianças, ajudar
a construir uma fantasia e criar o hábito de ler uma história, sempre
respeitando a vontade delas.
Texto
adaptado por Nureive Goularte Bissaco
Orientadora
Pedagógica
(ngbissaco@gmail.com)
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