quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Adaptação na Escola

A entrada da criança, na escola, constitui uma importante mudança na sua vida e merece o acompanhamento de todas as pessoas envolvidas neste processo, ou seja, familiares e educadores. O período de adaptação é o tempo em que a criança leva para se habituar às pessoas, situações, ambiente e novas vivências, além de adquirir a certeza de que os familiares voltarão para buscá-la. Alguns comportamentos diferenciados podem ocorrer neste momento, é comum ocorrer: o choro, a ansiedade, a recusa de alimentação oferecida na escola, agitação durante o sono, entre outros. Também há casos em que a criança nos primeiros dias se encanta com tantas novidades e somente vai se dar conta de que está longe de casa nos dias seguintes. Deve-se ter em mente sempre, que cada criança é única e reage também de acordo com o comportamento da família. Por isso, é importante a comunicação constante entre pais e escola. É essencial a troca de informações para esclarecer e compreender o que a criança está vivenciando e, assim, ajudá-la a passar por essa etapa com êxito. Na nossa escola, acreditamos que o período de adaptação inicial é de suma importância para as futuras conquistas no ambiente. Inicialmente, troca-se informações com a escola e monta-se um programa de horários para o período adaptativo. É necessário que os pais acalmem seus temores e ansiedade para que transmitam, naturalmente, à criança a segurança e confiança que se reflete na aceitação gradativa da sua ausência. Atitudes que refletem no processo adaptativo: • Explicar para a criança o que está acontecendo e porque ficará na escola, mostrando sempre os benefícios desta nova fase; • Não comentar, diante da criança, sobre as dificuldades da adaptação e reações negativas que por ventura a criança possa manifestar; • Cumprir os horários agendados para adaptação. Não faltar, para não interromper o processo; • Tranquilizar a criança, dizendo que estará esperando nos primeiros dias, mas não entrará com ela, pois na sala de aula haverá uma educadora para auxiliá-la no que necessitar; • Não se ausentar do local combinado, nem fugir sem se despedir; • Não interferir nas relações da criança com seus colegas; • Não se atrasar para buscá-la, para que não se sinta abandonada; • Frente ao choro, agir com segurança e firmeza, pois este é natural na hora da separação; • Autorizar a educadora a pegar a criança do colo de quem estiver segurando, caso seja necessário; • Manter constante diálogo com a educadora e equipe escolar. Qualquer dúvida sempre entre em contato, para maiores esclarecimentos. Andressa Citton Psicóloga – CRP 07/15768

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